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5 dicas de saúde no trabalho para quem ama se cuidar

A jornada profissional da maioria das pessoas costuma apresentar pontos em comum: muitos compromissos, tarefas e atividades que precisam ser realizados ao longo do dia — durante toda a semana. Com isso, é natural que o cansaço e o estresse comecem a fazer parte de suas vidas.

No entanto, essa prática constante pode afetar a saúde dos trabalhadores de diversas formas — física, mental e até psicológica. Para evitar esse tipo de situação, é importante adotar alguns cuidados que podem melhorar a rotina laboral de cada um.

Simples mudanças podem tornar seu ambiente corporativo mais leve, saudável e prazeroso e, consequentemente, aumentar sua disposição. Confira 5 dicas de saúde no trabalho que vão proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar durante a sua jornada profissional:

1. Melhore a postura

Quem trabalha sentado durante muito tempo, pode sentir uma maior tensão no pescoço, nos ombros e nas costas — principalmente no final do dia. Com o passar dos anos, essa sensação pode se transformar em cansaço crônico, fadiga ou até mesmo em problemas de postura permanentes.

Manter a coluna ereta, apoiada no encosto da cadeira e os pés firmes e apoiados no chão é a melhor forma de evitar lesões, prevenir dores musculares e dispor de mais conforto e vigor físico. Além disso, a tela do computador deve estar ajustada na altura dos olhos, evitando, assim, sobrecarregar a coluna, os ombros e o pescoço.

2. Faça pausas regulares

Alternar tarefas ao longo do dia é importante para garantir a produtividade. Afinal, repetir a mesma ação ou atividade durante horas pode diminuir a nossa concentração e nos colocar no modo automático — além de ser muito desgastante.

Além disso, realizar algumas pausas durante a jornada de trabalho evita o cansaço físico e mental, limpa a nossa mente, estimula a criatividade, auxilia na socialização e, ainda, melhora o desempenho e o clima organizacional.

3. Cuide da alimentação

A correria do dia a dia e a falta de tempo não podem se transformar em desculpas para pular as refeições ou para adotar alternativas pouco saudáveis — como consumir lanches e alimentos industrializados — em detrimento de uma alimentação completa e nutritiva.

Comer bem é um dos principais prazeres da maioria das pessoas. Por isso, manter esse hábito em suas rotinas é uma maneira de investir na própria qualidade de vida, seja no jantar no final de semana ou durante o almoço de segunda a sexta-feira.

Hoje em dia, existem diversas opções de alimentação para quem não dispõe de tempo para preparar as refeições em casa — como, por exemplo, a comida congelada. Muitas empresas do ramo alimentício oferecem pratos repletos de sabor e preparados com ingredientes de muita qualidade.

Além disso, essa opção ainda permite a degustação de um cardápio nutritivo, equilibrado e variado, com opções de strogonoff, lasanha, bife à parmegiana, panqueca, risoto, entre outros.

4. Pratique atividades físicas

Uma das principais dicas de saúde no trabalho é manter a prática de atividades físicas durante o tempo livre. É fundamental se exercitar durante 30 minutos por dia e, pelo menos, cinco vezes na semana.

Esse hábito garante mais disposição para a execução das tarefas diárias e ajuda a prevenir doenças do coração, respiratórias e circulatórias. Além disso, a prática de esportes melhora o sistema imunológico, elimina a insônia, reduz a ansiedade e auxilia no controle da pressão arterial.

Se não for possível inserir esse hábito na rotina, procure realizar algumas mudanças no dia a dia. Por exemplo: em vez de usar o elevador em seus deslocamentos, dê preferência às escadas.

5. Reserve um tempo para meditar

Por mais agitado, caótico e turbulento que seja o seu ambiente de trabalho, é possível transformá-lo em um lugar mais pacífico, produtivo e criativo com o efeito e a influência da meditação. Reserve alguns minutos de sua jornada e se concentre apenas em sua respiração e em seus pensamentos.

O trabalho ocupa boa parte de nosso dia e de nossas vidas. Por isso, é importante adotar certos cuidados que melhorem nosso bem-estar e tornem o ambiente profissional mais leve e saudável.

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