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Veja como organizar a comida da semana toda e ter mais praticidade

Com a correria do dia a dia, é muito comum escutarmos alguém dizendo que não está se alimentando de maneira adequada devido à falta de tempo. Afinal, é muito mais prático recorrermos a alternativas rápidas, como salgados ou sanduíches, em detrimento de refeições completas, equilibradas e nutritivas.

No entanto, apesar de sabermos que não é fácil manter uma alimentação adequada com a rotina agitada, é possível adotarmos algumas medidas para que nossa saúde não seja prejudicada, como organizar a comida da semana. Além de conferir mais praticidade ao nosso cotidiano, essa opção permite que nossas escolhas sejam realizadas com mais critério.

Ficou interessado no assunto? Então confira a seguir algumas dicas que podem ser adotadas por quem passa o dia todo fora de casa, mas não quer abrir mão de uma alimentação saudável!

Realize os cálculos

Em primeiro lugar, é preciso considerar o número de pessoas que vai consumir as refeições, já que a quantidade de ingredientes para o cardápio semanal de uma família será diferente da demanda de quem mora sozinho, por exemplo.

Esse cálculo é fundamental para evitar exageros e desperdícios, tanto na compra de alimentos, como no preparo. Outra dica é observar se as sobras poderão ser congeladas, reutilizadas ou consumidas posteriormente. Pensar no reaproveitamento é uma forma de economizar seu tempo e dinheiro.

Monte o cardápio da semana

Determinar o cardápio semanal é importante para que você possa avaliar melhor os seus hábitos alimentares, por isso, procure definir com antecedência as suas escolhas para cada dia.

Organizar os pratos de forma planejada permite a preparação de uma alimentação mais saudável, nutritiva e variada, sem excessos e, ainda, livre das tentações dos restaurantes — afinal, nesses casos a tendência é abusarmos na quantidade.

Procure variar os acompanhamentos

A nossa alimentação deve conter todos os nutrientes necessários para uma vida saudável, por isso, por mais que a base de nossas refeições seja sempre a mesma (arroz e feijão, por exemplo), é essencial diversificar nas opções de acompanhamento.

A importância de um cardápio variado está tanto em atender essas necessidades de maneira adequada — sem que haja excessos ou deficiências nutricionais —, quanto em fugir da monotonia de sabores. A diversificação dos alimentos  é o que vai garantir uma alimentação equilibrada.

Invista em verduras e legumes

Uma dica importante sobre como organizar a comida da semana é apostar no consumo de verduras e legumes em todas as refeições. Além de serem fontes de vitaminas, fibras, água e carboidrato, o preparo desses alimentos é muito prático — para consumir saladas, por exemplo, basta lavar e picar os ingredientes frescos.

Já os legumes podem ser saboreados como acompanhamento de seus pratos preferidos, como purê de aipim e creme de brócolis. Você pode, ainda, utilizá-los na preparação dos pratos principais, como nhoque de batata e lasanha de berinjela.

Pique as frutas como sobremesa

Assim como as verduras e legumes, o consumo de frutas é fundamental para uma alimentação saudável, equilibrada e nutritiva. No entanto, devido à correria do dia a dia, acabamos optando por alternativas mais rápidas, já que a maioria das frutas precisa ser descascada e/ou picadas.

Por isso, sempre que possível, deixe-as prontas para o consumo. Assim, você não terá desculpas para deixar de fora esses alimentos tão essenciais para a nossa saúde e, de quebra, terá uma deliciosa opção de sobremesa.

Aposte no congelamento de porções

Outra possibilidade interessante para organizar as refeições diárias é investir em comida congelada. Além de ser uma alternativa prática, você tem como vantagens a praticidade, o excelente custo-benefício e opções saborosas para cada dia da semana.

Além disso, a comida congelada é preparada com ingredientes frescos, produtos de qualidade e na proporção ideal para as suas necessidades, ou seja, além de evitar desperdícios, você não corre o risco de cometer excessos.

Agora você já sabe como organizar a comida da semana, garantindo uma nutrição essencial para a saúde e o bem-estar de qualquer pessoa. Lembre-se de que a chave está no planejamento: dedicando algumas horas para preparação do cardápio, você economiza tempo durante a semana, sem negligenciar sua saúde.

Você tem alguma outra dica para manter a alimentação equilibrada? Então deixe seu comentário aqui no post e compartilhe a sua opinião com a gente!