Entregamos em Porto Alegre

Conheça 5 alimentos para dar energia e disposição

Que os cuidados com a alimentação são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, nós já sabemos, não é mesmo? Por isso, e para lidarmos com o cansaço e a falta de ânimo resultantes da rotina corrida que levamos, é importante incluirmos em nossas refeições alimentos para dar energia e disposição.

Café, energéticos e estimulantes artificiais podem até funcionar de forma imediata, mas seus efeitos são temporários. Isso significa que eles podem até fornecer uma dose de energia rápida e suficiente para a nossa necessidade. Porém, logo depois, sentiremos nosso corpo mais cansado que antes.

O ideal, portanto, é incorporamos em nossa dieta elementos que gastam pouca energia de nosso organismo durante o processo de digestão e que conferem mais disposição para o nosso dia a dia. Confira, neste post, 5 alimentos que vão aumentar a sua qualidade de vida e contribuir para o seu bem-estar.

1. Açaí

Tipicamente brasileiro, o açaí é uma fruta rica em carboidratos — nutrientes que fornecem a energia necessária para as nossas atividades diárias e para o bom funcionamento de nosso organismo.

Além disso, o alimento é composto por antioxidantes e vitaminas C, B1 e B2 e ainda é uma importante fonte de gorduras insaturadas — elementos que auxiliam no controle do colesterol e da pressão arterial.

No entanto, o açaí é um ingrediente bastante calórico. Por isso, deve ser consumido de forma moderada.

2. Chá-verde

Assim como o café, o chá-verde é uma bebida rica em cafeína, substância considerada essencial para melhorar nossa disposição. Ela também atua como um importante termogênico — responsável por acelerar o metabolismo, aumentar o gasto energético e otimizar a queima da gordura corporal.

Seu consumo ainda auxilia na melhora do humor e bem-estar, pois a bebida é composta por um aminoácido que ao ser liberado em nosso organismo intensifica a produção de dopamina e serotonina, o famoso hormônio da felicidade.

3. Banana

Uma das frutas mais consumidas no Brasil, a banana é rica em carboidrato (essencial para conferir energia ao nosso corpo), magnésio e triptofano, um aminoácido precursor da serotonina — neurotransmissor responsável por regular o sono e o humor.

O fruto ajuda a desacelerar a digestão (processo que exige muita energia do organismo) e mantém nosso nível de glicose estável.

Além disso, ele é uma importante fonte de potássio. Baixos níveis de potássio no organismo estão relacionados a sintomas como fadiga, cãibras, fraqueza muscular e apatia mental. Por isso, a banana é considerada um dos mais importantes alimentos para dar energia e disposição.

4. Água de coco

Além de melhorar nossa disposição, o consumo dessa bebida energética natural é uma ótima maneira de hidratar, purificar e desintoxicar o corpo. O líquido ainda é capaz de melhorar a digestão, combater a ressaca e baixar a pressão arterial.

Saudável, saborosa e muito refrescante, a água de coco é considerada uma importante fonte de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Bônus: a bebida é uma excelente aliada contra o envelhecimento precoce.

5. Guaraná

Assim como o chá-verde, o guaraná é uma das principais fontes de cafeína — importante estimulante do sistema nervoso. Se consumido com moderação, o alimento ajuda a melhorar o ânimo e aumentar nossa disposição.

Tão importante quanto adotar uma alimentação nutritiva, balanceada e equilibrada, é aliar a prática de atividades físicas para dispor de uma vida saudável — afinal, manter uma rotina semanal de exercícios é essencial para desenvolver nosso sistema imunológico, melhorar nosso humor e garantir mais energia para a execução de nossas tarefas diárias.

No entanto, para que o processo seja realizado de forma assertiva e eficiente, é fundamental contar com o auxílio de um profissional. Por isso, não deixe de se consultar com um nutricionista para que ele identifique suas necessidades. Assim, você conquistará muito mais saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Viu a importância de incluirmos alimentos para dar energia e disposição em nossa dieta? Além de saborosos, os ingredientes são saudáveis e funcionais. Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude seus amigos a alcançarem um estilo de vida melhor.