Entregamos em Porto Alegre

5 perguntas e respostas sobre alimentação fitness

Tendência irreversível no mercado gastronômico, a alimentação fitness ainda é um assunto que gera muitas dúvidas entre consumidores e público em geral, afinal, ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse tipo de consumo não é indicado apenas para quem quer emagrecer — ele é o primeiro passo para quem deseja conquistar um estilo de vida mais saudável.

Cada vez mais valorizada por quem procura investir em refeições mais equilibradas, balanceadas e nutritivas, a alimentação fitness proporciona diversos e imediatos benefícios à saúde, entre eles, mais humor, energia e disposição para encarar a correria do dia a dia.

Além disso, ela é recomendada para quem deseja ganhar massa muscular e/ou melhorar o próprio desempenho durante as atividades físicas. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre alimentação fitness.

1. O que é alimentação fitness?

Também conhecida como gastronomia saudável, a alimentação fitness pode ser definida como a prática de transformar receitas utilizando produtos funcionais e saudáveis — que proporcionam benefícios à saúde de quem os consome — sem perder o sabor.

O conceito é baseado na inclusão ou substituição de alguns ingredientes de nosso dia a dia. Nesse caso, a preferência deverá ser por alimentos orgânicos, integrais e naturais, como frutas, verduras, legumes, linhaça, chia, quinoa, aveia, arroz integral, entre outros.

Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, trata-se de um tipo de dieta fácil de manter, já que não exige nenhum tipo de sacrifício. Basta apenas evitar certos alimentos (como doces e produtos industrializados, por exemplo) e adotar novos hábitos e comportamentos.

2. Qual é a diferença entre alimentos fitness e funcionais?

Além das funções nutricionais básicas, os alimentos funcionais trazem diversos benefícios à nossa saúde, principalmente quando consumidos de maneira regular. Entre os principais, podemos destacar: cereais integrais, sementes, azeite de oliva e alguns tipos de peixe.

A alimentação fitness equilibra ingredientes saudáveis com alguns elementos-chave — que ajudam a melhorar a nossa performance durante a prática de exercícios físicos.

Em um cardápio fitness não podem faltar alimentos ricos em antioxidantes, carboidratos de baixo índice glicêmico (como a batata-doce) e proteínas como frango e ovo.

3. Quais são os melhores alimentos fitness?

Seja para alcançar objetivos estéticos ou conquistar mais saúde e disposição, alguns ingredientes devem ser incluídos de forma definitiva em nossa dieta. Confira alguns dos principais alimentos:

  • melancia;
  • beterraba;
  • aveia;
  • ovo;
  • abacate;
  • batata-doce;
  • azeite de oliva extra-virgem;
  • sementes (como chia e linhaça);
  • oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes).

4. Como começar a investir nesse tipo de alimentação?

O primeiro passo é conhecer bem os alimentos, seus nutrientes e os benefícios que cada um oferece à nossa saúde, assim, será possível identificar quais ingredientes são mais indicados para cada objetivo — perder peso, melhorar o rendimento físico ou conquistar mais qualidade de vida.

Porém, antes de adotar uma nova dieta, o ideal é buscar orientação de um especialista no assunto para saber quais alimentos nós podemos e devemos consumir. Depois, basta mudar o pensamento e abandonar os velhos hábitos.

5. Como preparar uma alimentação fitness?

Para quem não tem o hábito de consumir ingredientes saudáveis, frescos e orgânicos, a fase de adaptação pode ser a mais difícil, já que muitas pessoas classificam esse tipo de alimento como “sem graça”. Por isso, é preciso ter persistência.

O segredo é começar aos poucos, mudando o macarrão e o arroz branco para suas versões integrais, por exemplo. Também é importante utilizar diferentes tipos de temperos e especiarias para valorizar e incrementar o prato.

Outra dica é incluir os produtos em receitas mais atraentes: uma “simples” berinjela pode ser servida em uma versão parmegiana, ou então, o espinafre pode virar o ingrediente principal de uma lasanha.

Seja para perder peso, ganhar massa muscular ou conquistar mais energia e disposição, adotar uma alimentação saudável é a maneira mais eficiente de alcançar seus objetivos — principalmente quando sua dieta for aliada à prática de exercícios físicos.

No entanto, procure orientação profissional antes de realizar mudanças tão importantes, afinal, só um nutricionista poderá indicar a alimentação ideal para você.

Se não for possível preparar suas próprias refeições, você pode adotar alternativas práticas e saborosas, como comidas prontas congeladas. Confira o cardápio da Brubins de alimentação fitness!