Entregamos em Porto Alegre

Saiba porque a reeducação alimentar é importante

A preocupação com a saúde e a constante busca por um estilo de vida mais saudável tem provocado diversas mudanças na rotina de um número cada vez maior de pessoas. Nesse contexto, a reeducação alimentar tem se apresentado como uma excelente alternativa.

Apesar de muitas pessoas associarem o termo à dieta, os conceitos são diferentes — enquanto o segundo refere-se a um regime alimentar rigoroso, a reeducação alimentar pode ser definida como o processo de reavaliação de hábitos e comportamento em relação à alimentação.

Ainda que ela seja adotada como solução para pessoas interessadas em emagrecer, a reeducação alimentar tem foco na manutenção da saúde e na educação do cérebro de modo que as pessoas entendam seus benefícios tanto para o corpo quanto para a mente.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e saiba por que a reeducação alimentar é tão importante.

Quais são os benefícios da reeducação alimentar para a saúde?

Atire a primeira pedra quem nunca fechou a boca para perder alguns quilinhos de forma rápida. Ou começou a famosa dieta em uma segunda-feira e desistiu dois dias depois. O problema desses regimes milagrosos é que seus efeitos são limitados, isto é, o peso que se perde em um espaço de tempo curto é recuperado rapidamente.

Por sua vez, o processo de reeducação alimentar não se resume apenas a diminuir a quantidade de comida ingerida, mas sim a modificar nossos hábitos diários de modo a conquistar um estilo de vida mais saudável. Assim, eliminamos excessos e minimizamos o risco causado pelo efeito sanfona.

Além de ser essencial para manter o bom funcionamento do organismo, a reeducação alimentar é uma importante aliada na solução e prevenção de diversas doenças, como diabetes, obesidade e problemas cardíacos.

Como o conceito é focado na qualidade dos alimentos, a introdução de ingredientes naturais, frescos e ricos em vitaminas, proteínas, minerais, gorduras boas e fibras no cardápio é cada vez mais valorizada. O resultado é uma conquista cada vez maior de energia, disposição, bem-estar e qualidade de vida.

Como começar uma reeducação alimentar?

Praticar uma reeducação alimentar não significa necessariamente proibir o consumo de certos produtos, mas sim organizar melhor a ingestão desses alimentos de uma maneira mais saudável e equilibrada.

Basicamente, o processo consiste em entender quais ingredientes fazem bem para o nosso organismo, quais não são tão positivos assim e como incluí-los no cardápio de forma correta, respeitando a quantidade permitida.

Para isso, contar com a orientação e acompanhamento de um profissional são passos fundamentais, no entanto, alguns hábitos podem ser praticados por qualquer pessoa — como beber muita água durante o dia, realizar as refeições em ambientes tranquilos, mastigar devagar e eliminar alimentos processados da dieta.

Além disso, planejar as próprias refeições é importante para que você possa selecionar opções mais saudáveis e nutritivas. Porém, para quem não dispõe de tempo para cozinhar diariamente, uma alternativa prática e acessível é o consumo de comida congelada.

Além dos produtos serem preparados com ingredientes frescos e de qualidade, a opção apresenta muita variedade, sabor e um ótimo custo-benefício. Assim, é possível se alimentar de maneira equilibrada e saudável, mesmo com a correria do dia a dia.

Quais são os principais mitos sobre reeducação alimentar?

Por ser um assunto tão presente em nossa rotina, a alimentação é um tema repleto de informações — e grande parte delas são contraditórias.

Por exemplo, é comum ouvirmos por aí que é proibido comer depois das 20h. Na verdade, nosso corpo não é capaz de diferenciar as refeições, por isso, o alimento ingerido à noite será utilizado nas atividades da manhã seguinte.

A ideia de que café ajuda a perder peso ou que o consumo de massas é altamente prejudicial também são mitos. A verdade é que quando conseguimos dosar a quantidade de alimentos ingeridos, não é preciso nos privar de nada.

Quando o assunto é alimentação saudável, não existem milagres. Aliar uma conduta nutricional balanceada com a prática de exercícios físicos é, de fato, o segredo do sucesso para manter a saúde em dia e conquistar muito mais qualidade de vida.