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Alimentos ricos em gorduras boas: conheça os melhores!

É bastante comum ouvirmos a palavra “gordura” e pensarmos nela somente como algo ruim, prejudicial para nossa saúde. Porém, o seu consumo deve sim fazer parte do nosso cardápio diário, focando obviamente em alimentos ricos em gorduras boas.

Mais conhecidas e identificadas como “gorduras insaturadas”, são encontradas, principalmente, entre os vegetais. Auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL), no aumento do colesterol bom (HDL), no controle da pressão arterial e na melhora dos níveis de insulina no sangue, combatendo problemas que muitas pessoas acabam adquirindo, já que a atenção à saúde e à boa alimentação fica em segundo com a correria do dia a dia.

Continue a leitura deste post e conheça alguns alimentos que têm gorduras boas e podem contribuir para nos mantermos saudáveis.

Azeite

Normalmente utilizado como tempero em saladas, o azeite é grande aliado no cuidado de nossa saúde. Ele pode ser adicionado à praticamente todo tipo de alimento salgado, em pratos quentes, como macarrão, pizzas e tortas, ou mesmo frios, como folhas e grãos, realçando sabores e deixando-os muito mais saudáveis.

Atualmente, é um dos tipos de alimentos ricos em gorduras boas mais utilizado, considerando seu valor e flexibilidade quanto ao uso. Entretanto, é importantíssimo lembrar que, por ter muitas calorias, seu consumo não poderá ser exagerado.

Abacate

Apesar de ser largamente utilizado como doce em nosso país, em outros locais o abacate é consumido também salgado, em patês ou adicionado em pedaços nos pratos frios. Isso permite que esse alimento possa ser incluído no cotidiano de diversas formas.

Experimente combinar o abacate com pratos do seu dia a dia, utilizando temperos mais ácidos como o limão, além de sal e pimenta. Você notará que sua textura e sabor combinarão bastante com a alimentação diária!

Castanhas e amêndoas

Muita gente liga este tipo de alimento ao Natal e passagem de ano, época em que mais os consumimos. Entretanto, adicionar à nossa alimentação a castanha do Pará, pistache, castanha de caju e, principalmente, as nozes, é uma atitude extremamente benéfica, já que elas são bastante ricas em gordura boa.

Portanto, não consuma somente nas festas de final de ano! Inclua as castanhas e nozes em seus lanches, boas receitas de bolos e pães, entre outros tipos de pratos salgados e doces.

Peixes

Não é só nos alimentos vegetais que encontramos as gorduras boas! Diversas opções de peixes também as possuem, como a truta, sardinha, atum e o famoso salmão.

A grande vantagem do peixe é que ele já é bastante consumido, principalmente nas regiões costeiras, além de apresentar valores muito atraentes. Por ter muitas combinações, é fácil aproveitá-lo várias vezes durante a semana!

Mas, e quanto à nossa beleza? Esse tipo de gordura engorda? Essa é outra boa vantagem: ela não fica depositada no abdômen, evitando prejudicar quem deseja definir a barriga ou, simplesmente, evitar os “pneuzinhos”.

Existem outros diversos alimentos ricos em gorduras boas. Logo, vale a pena pesquisá-los, uma vez que boa parte deles pode ser facilmente incluída em nosso cardápio diário. Aliado a uma rotina de exercícios, eles garantirão muito mais saúde e prazer em seu dia a dia.