Atendimento: 2ª a 6ª feira das 9h às 18h - Sábado das 9h às 14h

Blog do Chef

26 Fev 2019 Comentários 0
5 perguntas e respostas sobre a comida congelada

5 perguntas e respostas sobre a comida congelada

Conviver com uma rotina corrida, repleta de compromissos e tarefas, é uma realidade comum para boa parte das pessoas — afinal, família, trabalho, estudos, vida pessoal e afazeres domésticos ocupam todo o nosso tempo. Nesse contexto, manter uma alimentação saudável se torna um verdadeiro desafio.


Para tentar driblar essa situação e garantir mais qualidade nas refeições, uma alternativa nutritiva e eficiente é a comida congelada. Além de permitir o planejamento semanal do cardápio, o processo pode trazer economia, praticidade e saúde para o cotidiano.


Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e fique por dentro de todos os benefícios da comida congelada!


1. O que é comida congelada?


Muitas pessoas confundem comida congelada com comida pronta. Por isso, em primeiro lugar, é preciso saber a diferença entre ambas. Mais artificial e industrial, a comida pronta é aquela encontrada nos supermercados — que já vem toda preparada, bastando apenas alguns minutos no forno para aproveitamento.


Já a comida congelada diz respeito aos alimentos que nós elaboramos e congelamos para consumo posterior. Ou seja, arroz, feijão, carnes e acompanhamentos que são preparados de forma caseira e congelados depois de prontos.


Essa prática consiste em uma importante aliada para quem deseja manter uma alimentação equilibrada, saudável e balanceada, mas não dispõe de tempo para ir à cozinha diariamente.


2. É saudável?


Sim. Estamos falando do processo de congelamento de refeições preparadas com alimentos nutritivos, frescos e orgânicos, e não de produtos industrializados repletos de açúcar, sal e gordura saturada.


Alguns itens podem até perder um pouco dos nutrientes naturais durante o procedimento. Entretanto, se esse processo for realizado com cuidado e de acordo com os padrões de segurança, a falta de tempo para cozinhar não será mais justificava para consumir comida sem qualidade.


3. Como aliar praticidade com sabor, qualidade e saúde?


Com planejamento, organização e dedicação. Para otimizar tempo, o ideal é escolher um dia na semana para montar o cardápio, ir às compras e preparar os alimentos. Assim, durante a semana, basta descongelar as porções que vai consumir no dia e aquecer momentos antes das refeições.


Para uma alimentação ainda mais saudável, equilibrada e balanceada, é fundamental que o cardápio seja variado. Por isso, procure diversificar as opções e invista na variedade de comidas, combinações e temperos.


4. Como fazer?


Depois de preparar a refeição, os próximos passos são o resfriamento e o congelamento. Apesar de ser uma prática comum, é preciso alguns cuidados para que o processo aconteça de modo seguro e higiênico.


Carnes, vegetais e alimentos como arroz e feijão devem ser preparados normalmente e separados em porções individuais antes de irem ao freezer ou congelador. Assim, você evita descongelar tudo e utilizar apenas uma parte.


Além de separar os tipos de alimentos, é necessário colocar a comida em embalagens adequadas e com tampas que permitam o fechamento hermético — como potes de vidro ou de plástico e sacos próprios para armazenar refeições.


Outra dica é identificar cada embalagem com o nome do prato e a data do congelamento: dessa forma, fica muito mais fácil determinar se o conteúdo ainda é próprio para o consumo.


5. Como comer sem ter tempo?


Como mencionamos, a melhor maneira de manter uma alimentação saudável é por meio de refeições equilibradas, balanceadas e nutritivas.


No entanto, se sua rotina é tão corrida que impede o investimento no preparo e congelamento de comida, é possível adotar determinadas alternativas, como a procura por empresas especializadas em comida congelada.


Além de trazer economia e praticidade, essa opção permite que você conquiste mais saúde, bem-estar e qualidade de vida.


Pensando nisso, a Brubins oferece um cardápio diversificado de comidas prontas para as pessoas que não têm tempo de preparar as próprias refeições, mas que não abrem mão de consumir produtos saborosos, nutritivos e variados — como, por exemplo, strogonoff de carne, atum gratinado e suflê de legumes.


Quer conhecer outros benefícios da comida congelada? Então entre em contato com a Brubins e viva a vida de um jeito saudável!

Comentários